Novos recursos do SQL Server 2016

Microsoft SQL Server

 

Novos recursos do SQL Server 2016
A Microsoft anunciou na primeira semana de maio deste ano o primeiro release CTP do SQL Server 2016 codinome vNext. Desde dessa data muitos releases já foram lançados. A versão final irá vir como inúmeras novas funcionalidades e melhorias. Aqui destaco sete novas funcionalidades.

Always Encrypted
Com o recurso Always Encrypted habilitado, seus dados serão sempre encriptados durante toda a comunicação com o SQL Server. A responsabilidade da chave de encriptação ficará com a aplicação. Esta chave nunca será passada ao SQL Server evitando que DBA´s e administradores de rede tenham acesso aos dados.

Dynamic Data Masking
O Dynamic Data Masking você pode ofuscar os dados de determinadas colunas. Com este recurso você pode limitar quem poderá ver os dados ou ver os dados ofuscados. Por exemplo, ao armazenar dados de cartão de crédito no SQL Server você poderá determinar que a equipe de suporte veja apenas os últimos quatro dígitos do cartão e que apenas os gerentes possam ver os dados completos.

Multiplos arquivos para o database TempDB
Um dos itens de melhores práticas para SQL Server da Microsoft é a criação de múltiplos datafiles para o database tempdb. Até agora isso era uma atividade realizada manualmente. No SQL Server 2016 essa será uma opção solicitada durante a instalação da instância. Bastando selecionar a quantidade de arquivos e o local dos mesmos.

PolyBase
PolyBase permite que que você realize consultas sobre data sets distribuídos. Com isso será possível realizar consultas T-SQL para consultar bases Hadoop ou o armazenamento BLOB do Azure, podendo realizar joins entre eles e os dados relacionais do SQL Server.

Query Store
Até este momento nos somente podíamos analisar planos de execução através das  dynamic management views (DMVs). No entanto as DMVs somente dispunham dos dados das queries que estavam armazenadas no cache no momento da consulta, sem nenhum dado histórico sobre as mesmas. Com o recurso Query Store o SQL Server armazena os dados históricos dos planos de execução, bem como as estatísticas de execução das consultas, permitindo realizar um acompanhamento histórico das consultas.   

Suporte a JASON
JSON, um acrônimo para "JavaScript Object Notation", é um formato leve para intercâmbio de dados computacionais. A simplicidade de JSON tem resultado em seu uso difundido, especialmente como uma alternativa para XML em AJAX. Com o SQL Server 2016 agora você pode utilizar o JASON para intercâmbio de dados entre aplicações e o SQL Server. Com esse suporte o SQL Server ganhou o poder de realizar o parse de dados formatados em JASON e armazená-los em formato relacional. E o contrário também está disponível, você pode transformar o resultado de uma consulta em formato JASON. 

Tabela Temporal
Uma tabela temporal é uma tabela que guarda todas as versões de uma linha de uma determinada tabela. Toda alteração numa determinada linha será armazenada historicamente. Fisicamente a tabela temporal é um objeto diferente da tabela básica, mas é ligada a ela. 

Informações adicionais
SQL Server 2016 datasheet: http://download.microsoft.com/download/F/D/3/FD33C34D-3B65-4DA9-8A9F-0B456656DE3B/SQL_Server_2016_datasheet.pdf
SQL Server 2016 release notes: https://msdn.microsoft.com/en-US/library/dn876712.aspx
What’s new in SQL Server, September Update: https://msdn.microsoft.com/en-US/library/bb500435.aspx